sexta-feira, 15 de agosto de 2008

O Fundador

Carlos José Eugênio de Mazenod nasceu na França no dia 01 de agosto de 1789 em uma família nobre e rica. Quando tinha 8 anos, ele juntamente com a sua família fugiram da Revolução Francesa e passaram a viver refugiados Itália durante 11 anos e em constante pobreza. Durante este tempo de fuga os seus pais se separaram. Em 1802, voltando a sua pátria, percebeu a triste situação espiritual e material na qual se encontrava o povo e a Igreja.


Após uma experiência mística numa Sexta-feira Santa, diante da imagem do Cristo Crucificado, Eugênio de Mazenod percebeu o grande amor de Deus por ele. Assim resolveu em resposta a esse amor entregar-se totalmente a Deus tornando-se Sacerdote.




O padre Eugênio de Mazenod pôs-se a reconstruir um mundo de valores cristãos destruídos pela guerra. Indo de povoado em povoado Pregando, levando a todos a Palavra de Deus e os Sacramentos, visitando aos Prisioneiros, devolvendo aos Pobres o sentido da Dignidade.




Diante de uma doença Eugênio de Mazenod que quase o matou, ele percebeu sua fragilidade e a necessidade de companheiros que o ajudassem a Evangelizar aos mais Abandonados. Por outro lado, inspirados por sua visão e dinamismo, outros se juntaram a ele, e em 1826 nasceu uma nova família religiosa: Os Missionários Oblatos de Maria Imaculada.



Foi nomeado Bispo de Marselha, onde se dedicou a levantar e a renovar a Diocese. Com o olhar sempre voltado os Oblatos, enviou-os pela Inglaterra, Canadá, África do Sul e Sri Lanka. Coberto de Graças ele morreu em 21 de maio de 1861.
Sua vida de virtudes foi reconhecida pela Igreja, no dia 03 de dezembro de 1995, quando o Papa João Paulo II o declarou Santo.

Nenhum comentário: